“Tudo nesse mundo é sobre sexo, exceto sexo. Sexo é sobre poder.”

(Oscar Wilde)

sábado, 18 de abril de 2015

A CIÊNCIA DO SEXO

Prefácio

Sexo não é um ramo do direito. Sexo não é um ramo da medicina. E nem da sociologia, da antropologia ou da psicologia. Sexo é uma ciência própria, com a sua episteme correspondente, ainda que converse com todas as demais.
A palavra deriva do latim “sectus” e significa separação. Portanto, o primeiro conceito da ciência do sexo diz respeito a uma ideia de gênero. As relações entre homem e mulher e as relações de casamento fazem parte deste ramo do estudo.
O segundo conceito, certamente posterior em termos etimológicos, fala do ato. Sexo é também a ação de prazer, em princípio com vistas à reprodução humana.
O estudo do ato sexual subdivide-se ainda em dois grandes campos de estudo: os encontros sexuais e o orgasmo, o primeiro trata dos relacionamentos humanos e o segundo dos processos internos ao indivíduo.
Como toda a ciência, diversos conceitos prévios devem ser estabelecidos, de maneira que o conteúdo deste estudo envolve ainda uma propedêutica que lhe é peculiar.
Uma vez delimitado o campo de trabalho, pode-se afirmar também que o estudo do sexo possui ainda uma lógica própria, que envolve o comportamento natural e arquétipos derivados dessas atitudes. Ao contrário dos pensadores de esquerda, demonstrar-se-á que o sexo não é mero resultado de uma construção social, de “l’ensemble de la civilisation”, utilizando-se as palavras de Simone de Beauvoir. Pelo contrário, é uma ciência que está muito mais para empírica do que para humana, com comportamentos padrão revividos em todos os povos, em todas as épocas e em todas as culturas.
Esta inexorabilidade, esta quase matemática, do comportamento sexual humano será mais bem explicitada na sequência das publicações deste blog.
Por fim, tal ciência possui ainda uma sequência de princípios orientadores.
Dessa maneira, o sexo como gênero, como encontro, como orgasmo, como princípios e como arquétipo é o assunto deste blog.
       Os assuntos tratados neste blog, portanto, podem ser mais bem compreendidos pela análise do seguinte esquema:




Agradeço a todos os leitores pela presença e desejo boas leituras.

         Luiz de Wetterlé Bonow
Abril de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nada de propagandas, palavrões ou ofensas!