“Tudo nesse mundo é sobre sexo, exceto sexo. Sexo é sobre poder.”

(Oscar Wilde)

terça-feira, 21 de abril de 2015

POR QUE MANTER RELAÇÕES SEXUAIS? - 1ª Parte

Campo de Estudo: Propedêutica

Além do prazer e da reprodução humana, elementos óbvios que nem são necessários de serem citados, existe uma série de vantagens no ato sexual.
O ato sexual torna indivíduos mais inteligentes, porque estimula a neurogênese (desenvolvimento de neurônios), foi o que disse uma pesquisa de Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, pesquisadores da Universidade de Kontuk, na Coréia do Sul descobriram que o sexo reage aos efeitos negativos do estresse no desenvolvimento celular. No momento que este texto foi produzido, o fenômeno relatado se referia apenas para ratos, porém é provável que se repita em seres humanos também.
Interessante observar que, ao contrário, neurocientistas da Universidade do Texas afirmam que olhar pornografia provoca danos cerebrais, prejudicando a memória, de maneira que parece ser o ato sexual em si, e não a excitação sexual ou o orgasmo, o fator que provoca os benefícios ao organismo.
“Shiva sem Shakti é shava”. O trocadilho do sânscrito tinha o sentido de afirmar que o homem (através da figura do deus Shiva) sem esposa (representada pela deusa Shakti) é um cadáver (shava), sendo interessante observar que a ciência moderna parece concordar com o pensamento dos antigos, a excitação sexual e o orgasmo possuem função menor que o encontro sexual entre homem e mulher.
Talvez relacionado com esse particular, um argumento também utilizado pelos antigos é de que a retenção da ejaculação produziria maior longevidade e saúde sexual em idade mais avançada para o homem.
Por mais que o autor tenha procurado, não foi encontrada evidência científica na espécie humana que confirme essa afirmação, que parece estranha à natureza, uma vez que os seres vivos têm por principal característica a reprodução, e impedir essa função talvez não esteja na programação de nosso organismo como algo saudável.
Muito pelo contrário, estudo conduzido pelo doutor em medicina Michael F. Leitzmann, do National Cancer Institute, Bethesda, e sua equipe investigou a associação entre frequência de ejaculação e câncer de próstata, em estudo que envolveu quase 30.000 homens com idades entre 46 e 81 anos, no período de 8 anos, constatou que homens que ejaculam com maior frequência têm menor risco de câncer de próstata.
Contrário ainda à afirmação que propõe a não ejaculação, o nível de atividade sexual parece ter influência direta no rejuvenescimento. O Doutor David Weeks, ex-chefe de psicologia da terceira idade do Royal Edinburgh Hospital, no Reino Unido, em pesquisa da Universidade de Bristol, com duração de 20 anos e mais de 3000 homens pesquisados , concluiu que casais que fazem sexo três vezes ou mais por semana parecem ter até 10 anos a menos do que a média das pessoas, que costumam fazer apenas até duas vezes por semana, sendo este comportamento um aspecto três vezes mais importante do que fatores genéticos. O orgasmo completo para o homem, portanto agiria da mesma forma que o orgasmo para a mulher, trazendo características físicas de pessoas mais jovens, aos praticantes.


Acrescentando argumento a esta contestação, pesquisa da State University de Nova York apontou que mulheres que praticam sexo sem preservativo são menos tristes e que o sêmen possui três substâncias antidepressivas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nada de propagandas, palavrões ou ofensas!