“Tudo nesse mundo é sobre sexo, exceto sexo. Sexo é sobre poder.”

(Oscar Wilde)

quarta-feira, 29 de abril de 2015

AS TRÊS FORMAS DE PROTEÇÃO À VIDA


Campo de Estudo: Propedêutica

Em todas espécies animais, a vida se organiza sempre de três maneiras diversas.
A primeira delas é a obtenção de provimento. Todo bicho precisa ter as suas necessidades alimentares satisfeitas, sob a pena de definhar e morrer.
A segunda delas é a segurança. Os animais mordem, picam, envenenam, correm, ou têm cores e formatos assustadores para evitar os predadores.
A terceira é a reprodução. Aquele que não faz sexo é menos importante: a fêmea do salmão morre assim que desova. O louva-a-Deus permanece copulando mesmo com a cabeça decepada. Os antílopes africanos machos dominantes detém as melhores áreas de pastagem e as fêmeas ficam ao seu redor, com os machos inferiores na periferia do bando: no caso de ataques de outros animais, o dominante é sempre protegido. De uma maneira geral, aqueles que fazem mais sexo, vivem mais, como já foi falado nesta postagem do blog e a única motivação da vida para muitos é o prosseguimento da espécie.
A filosofia hindu já constatava há milênios esses fatos revividos pela biologia moderna, informando que o ser humano tem três objetivos.
O primeiro deles é a obtenção de riqueza (artha), meta derivada diretamente da necessidade biológica de alimentar-se e alimentar quem pertencer ao seu clã. Por isso, a sociedade valoriza os melhores provedores.
O segundo objetivo é o conhecimento (dharma), fator ligado á segurança. Por isso que se valoriza mais um médico medíocre que um, por exemplo, grande especialista em metalurgia medieval lituana. O conhecimento deve ser pragmático, útil aos demais.
A terceira meta da vida é a obtenção de prazer (kama), principalmente o prazer sexual. O solitário e o abandonado é visto como uma pessoa inferior, já que é indivíduo seco da maior relação humana com a transcendência, que é a intimidade com o próximo e a perpetuação da espécie.

Assim, para o jovem que está começando a vida, fica o conselho dos antigos: desenvolva “dharma” para conquistar “artha” e obter “kama”. Esta é a única maneira de alcançar a plenitude da existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nada de propagandas, palavrões ou ofensas!