“Tudo nesse mundo é sobre sexo, exceto sexo. Sexo é sobre poder.”

(Oscar Wilde)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

A HIERARQUIA HUMANA

Campo de Estudo: Propedêutica

MIA: Charlie, escute: eu amo você, não o seu dinheiro, seu carro, sua casa ou sua habilidade na cama.
CHARLIE: E sobra o quê?
MIA: Charlie...
CHARLIE: O que é isso? Você está querendo me dizer que seu fosse um cara impotente, se eu morasse em uma cabana e se eu tivesse que pegar o ônibus todos os dias para vender laranjas na estrada, você ainda assim me amaria?
MIA: Sim! Ainda assim eu o amaria.
CHARLIE: Tá bom, entendi agora.
MIA: Ótimo!
CHARLIE: Você é doida!
MIA: Por quê? Porque eu amo você de verdade?
CHARLIE: Não, porque você acha que existe um verdadeiro “eu”.
(Two and Half Men. Série de TV. Terceira temporada, episódio 14.)

Seriam todos os seres humanos iguais, como desejava a máxima da Revolução Francesa?
Conforme foi demonstrado nesta postagem anterior deste blog, as espécies animais sobrevivem exclusivamente devido a três fatores: segurança, provimento e reprodução, o que, originou os conceitos de artha (riqueza), dharma (conhecimento) e kama (prazer sexual) na filosofia hindu.
As pessoas buscam casar-se dentro da mesma hierarquia, ou, utilizando-se uma palavra do Brasil colônia, dentro da mesma “igualha”. É por isso que é mais provável um homem encontrar a esposa dentre as colegas de faculdade que em uma viagem a uma tribo de índios botocudos. Simplesmente porque a igualha é mais próxima.
E do que consiste essa hierarquia? É apenas econômica? Não, de forma alguma. O conceito de “statu quo” provém dos três valores naturais do ser humano: sexualidade (mais importante para as mulheres), provimento e segurança (mais importantes para os homens), fatores que podem ser colocados em um gráfico conforme abaixo:

 Dessa maneira, a igualha deve ser vista, não apenas dentro de um eixo de valor, mas no produto obtido por essas características, conforme mostrado no gráfico a seguir:


O homem rico e com profissão desejada pela sociedade (um médico ou um jogador de futebol, por exemplo) tem a possibilidade de relacionar-se mais facilmente com mulheres bonitas. Mulheres ricas, atraentes e instruídas têm maiores possibilidades de também casarem-se com homens de hierarquia superior, pois o maior volume de poder social implica em uma maior probabilidade de casamentos dentro da mesma igualha.
Assim sendo, a igualdade humana não existe, mas existem estratos sociais diversos que podem ser trocados entre indivíduos que a eles pertencem.


Luiz Bonow, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nada de propagandas, palavrões ou ofensas!