“Tudo nesse mundo é sobre sexo, exceto sexo. Sexo é sobre poder.”

(Oscar Wilde)

sexta-feira, 19 de junho de 2015

POR QUE AS PESSOAS SE CASAM?


Em revisão ao já exposto neste blog, pode-se apontar alguns fatores:
1. As pessoas se casam para, como Ulysses, manterem-se atadas ao mastro para que o navio que as conduz chegue no seu destino. De outra maneira, os perigos e as tentações, representadas no texto pelas sereias, os farão se jogar no mar;
2. As pessoas se casam porque as igualhas dos cônjuges variam durante a vida. Um passa a ganhar mais, outro conclui um curso com perspectivas de ser bem remunerado. Um fica rico. Outro fica velho. Um torna-se mais instruído. Outro fica manco de uma perna. Como só se casa, e as pessoas se mantém casadas, no caso de sociedades que permitam o divórcio consensual, com pessoas da mesma igualha, a manutenção do casamento é um pacto de ajuda mútua, para que nenhuma das partes decaia socialmente em nenhum momento da vida, independente do que aconteça; 
3. As pessoas se casam para constituir uma instituição, ao invés de um aglomerado humano intuitu personae. Dessa forma, o casamento é uma incorporação ao invés de duas cabeças pensando separadamente.
4. As pessoas se casam para evitarem futuras dúvidas. Casamento é ato executivo, enquanto todas as demais formas de união exigem processo de conhecimento.
Agora, as pessoas NÃO se casam para serem felizes, essa é mera consequência que pode ou não se concretizar. Só um idiota responderia a pergunta dessa maneira.


Luiz Bonow, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nada de propagandas, palavrões ou ofensas!