“Tudo nesse mundo é sobre sexo, exceto sexo. Sexo é sobre poder.”

(Oscar Wilde)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

23 É UMA BOA IDADE PARA UMA MULHER INTELIGENTE CASAR

Campo de Estudo: Gênero

Está louco, dirão as mães! Minha filha precisa de conquistas profissionais e aproveitar a vida. Como assim, casar-se tão cedo?
A ideia por trás dessa afirmação materna é a que tanto faz casar-se hoje ou daqui a 10 anos, afinal a “metade da laranja” estará por aí, em algum lugar esperando. No entanto, não é isso que ocorre na prática.
O pesquisador Rollo Tomassi, criou uma teoria que mensura os Valores de Mercado Sexual dos indivíduos, considerando que existe um “mercado sexual” no qual algumas pessoas são mais desejadas que outras, podendo-se, inclusive medir esses valores de maneira numérica para homens e para mulheres.
Especialmente no quesito idade, o pesquisador plotou o seguinte gráfico:



Como poderá ser percebido, a mulher começa a sua vida sexual em um patamar de valor bem acima que os homens, crescendo até a idade de 23 anos, em que normalmente é a sua fase de maior atração física, decaindo a seguir. O homem começa a sua vida sexual em um patamar de valor muito baixo, aumentando, na medida que cresce a sua confiança, conta bancária e sucesso profissional, até um ponto de inflexão em torno dos 38 anos.
As duas curvas se encontram ao redor dos 30 anos, idade que o pesquisador chamou de “Fase da Epifaniaem que a mulher, depois de um longo período de festas e romances passageiros começa a se perguntar os motivos por que não conseguiu um relacionamento monogâmico de longo prazo com um homem “alfa”. Tomassi coloca também outro momento para a mulher, ao redor dos 49 anos, que ele chamou de “A Parede”, em que as chances de relacionamento duradouro tornam-se praticamente nulas.
As pessoas casam-se com outras de status similares, de maneira que seria inteligente para uma mulher aproveitar o quesito da idade quando está no topo. Poucos anos depois, aos 30, idade que costuma ocorrer a epifania, o “cair da ficha”, é normalmente muito tarde, e a mulher irá ser obrigada a optar por um homem de status social menor.
Dessa maneira, sábia é a mãe que aconselha a sua filha a casar-se aos 23 anos, com um homem de alta hierarquia sociocultural.


Luiz Bonow, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nada de propagandas, palavrões ou ofensas!