“Tudo nesse mundo é sobre sexo, exceto sexo. Sexo é sobre poder.”

(Oscar Wilde)

quarta-feira, 27 de maio de 2015

DE ONDE SURGIU O SÍMBOLO DO CORAÇÃO?



Alguns estudiosos afirmam que o desenho vem das sementes da planta Silphium, que era utilizada pelos romanos como contraceptivo.

Se essa interpretação estiver correta, naquela época o amor sexual era diferenciado do amor reprodutivo, significando que o prazer pelo prazer, sem a geração de filhos era representado de maneira própria.
No entanto, existem outra leituras.
A mulher era representada na Idade Média por dois símbolos, o da lua crescente, significando a mudança que ocorre durante a menstruação e o do coração, representando a região pélvica de cabeça para baixo, símbolos que até bem pouco tempo eram utilizados no interior do Brasil, entalhados nas portas das latrinas, significando que era onde as mulheres retiravam-se para fazer as suas necessidades.
Se o tempo for retrocedido ainda mais, os indianos utilizavam símbolo das duas nádegas, ou dos lábios vaginais, no sentido explícito, em um dos símbolos que chegou até nós e está presente nas paredes da maior parte das academias de yoga do mundo, o OM.

Parecem apenas rabiscos inocentes, até perceber-se que ali existe a imagem de um pênis penetrando em uma vagina, no melhor estilo de grafites das portas de banheiro das rodoviárias.
Esta ideia é mais presente ainda, se observar-se as representações antigas deste símbolo, encontradas por arqueólogos, entalhadas em folhas de palmeiras:


Assim sendo, o coração parece ser um símbolo claramente feminino, seja representando a região íntima, ou preconizando a eficiência do método contraceptivo da antiguidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nada de propagandas, palavrões ou ofensas!